Uma tabela para ter à mão - Alimentos nutracêuticos

Adquirir hábitos alimentares saudáveis e comer nas porções adequadas na quantidade e frequência recomendadas é mais um dos inúmeros desafios de nossa vida moderna. Alguns se preocupam em manter o corpo em forma por vaidade ou para ficar na moda, mas a verdade é que todos nós devemos prestar atenção na alimentação para nos tornarmos mais felizes, dispostos e imunes a inúmeras doenças e longevos. Uma valiosa descoberta da ciência é que alguns alimentos colaboram para melhorar o metabolismo, prevenir problemas de saúde e retardar o processo de envelhecimento. São os chamados alimentos funcionais ou nutracêuticos. Motivos para que você persista em frutas, legumes, verduras, cereais, grãos e peixes ricos em ômega 3 não faltam.

Confira algumas dicas :

  • Maçã
    Protege o coração, pois diminue o colesterol " ruim ", evita a prisão de ventre e melhora a capacidade pulmonar.
  • Alho
    Previne câncer de pele e digestivo, melhora a imunidade, acelerando o processo de recuperação do organismo.
  • Azeite de oliva
    Fonte de gordura "boa "( chamada saturada ), ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, câncer de mama na mulhar e de próstata no homem.
  • Nozes
    Grande fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante – retarda o sistema imunológico e retarda o envelhecimento.
  • Tomate
    É fonte de ácido ferúlico, preserva os neurônios cerebrais do estresse oxidativo diário, protegendo de doenças como demência senil e Alzheimer.
  • Espinafre
    Rico em ácido fólico, essencial para proteger contra cânceres em geral. Rico também no mineral ferro, importante para controle de anemias.
  • Damasco
    Proteção cardiovascular e das articulações
  • Abacate
    Melhora de doenças como diabetes, tromboses e hipertensão arterial - suavisa a pele.
  • Alcachofra
    Ajuda na digestão, estabiliza o açúcar no sangue, e protege o fígado.