Radicais Livres

Radicais livres x Alimentos antioxidantes

Radicais livres são os "inimigos" do nosso organismo. Eles reagem com tudo o que encontram pela frente desestruturando a integridade das células. Os radicais livres estão ligados ao envelhecimento precoce.

São vários fatores que aumentam da produção de radicais livres no organismo como, por exemplo  infecções, radiações e doenças. A atividade física intensa também pode ser um fator facilitador para a produção de radicais livres.

Uma alimentação bem equilibrada e rica em frutas, fibras e vegetais podem retardar o envelhecimento precoce combatendo os radicais livres, além de outros benefícios. Os antioxidantes mais importantes existentes são as vitaminas A, C e E, algumas vitaminas do complexo B e também o mineral selênio.

 

Quais as principais fontes alimentares ricas nesses nutrientes?

A vitamina E é encontrada principalmente no germe de trigo, abacate, sementes, brócolis, beterraba, cereais integrais, folhas verdes.

A vitamina C é encontrada nas frutas cítricas como laranja, limão, morango e em vegetais como brócolis, couve-flor, pimentão verde.

A vitamina A é encontrada em folhas escuras como espinafre, brócolis, salsa e couve. A cenoura e a abóbora também são boas fontes, e as frutas de cor amarelada como melão e laranja. O damasco é uma excelente fonte de vitamina A e de vitamina C, tornando-se um poderoso antioxidante. O licopeno é uma substância com ação antienvelhecimento sendo encontrado principalmente no tomate, na goiaba e na melância.

As vitaminas do complexo B podem ser encontradas na levedura de cerveja, no arroz integral, na farinha de soja, nos pães integrais e cereais, nas carnes, nos vegetais de folhas verdes, nas vagens e no feijão.

O selênio é um mineral que pode ser encontrado nos frutos do mar, brócolis, no repolho, no aipo, na cebola e no alho.

Existem alimentos ricos em determinadas substâncias chamadas flavonóides que são altamente importantes no processo de prevenção e no tratamento de determinadas doenças, além de retardarem o envelhecimento precoce. São eles: as frutas cítricas, a uva, a cereja, o morango, a soja, o tefu, cebola, alho e o brócolis.

Como podemos ver, as frutas e os vegetais e as fibras devem estar sempre presentes na nossa alimentação diária, pois trazem benefícios á saúde. Atletas e praticantes de atividade física devem dar maior atenção aos alimentos antioxidantes, prevenindo assim, doenças e o envelhecimento precoce. Consultar um nutricionista é sempre uma boa opção!

É importante entendermos que na alimentação devemos alcançar um equilíbrio com todos os nutrientes, garantindo uma melhor qualidade de vida.