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Dieta Detox

Se você tem alguns quilos a mais, que persistem a manter-se em seu corpo, e já experimentou de tudo e nada funciona, venho te apresentar a dieta detox, que propõe a realização de uma limpeza purificante no seu organismo, o que significa fazer escolhas saudáveis, para o bem de sua saúde e silhueta!

A dieta detox elimina as toxinas que ao longo do tempo se acumulam e comprometem  a saúde do nosso corpo causando cansaço, aumento de peso, má digestão, sono, mau funcionamento do intestino, dor de cabeça, inchaços e alergias.  O objetivo dessa dieta é reequilibrar o organismo, principalmente o fígado, rins, intestino e pele. Sabemos que tudo que é artificial sobrecarrega o fígado, e é ele o órgão responsável por eliminar essas substâncias artificiais que o corpo não consegue metabolizar. No lugar desses alimentos prejudiciais á saúde entram os naturais, vegetais e orgânicos – são priorizados os grãos do complexo B, que são fibras, ajudam a limpar o intestino e estimular a produção das bactérias importantes para a saúde do mesmo.

A duração da dieta detox é, em média, três semanas e após esse período os alimentos devem ser introduzidos de forma equilibrada e balanceada. O ideal é que, aliada a esse cardápio detox, realizar um aconselhamento nutricional simultâneo, que é feito após o paciente realizar um exame bioquímico e mineral para saber qual o alimento que o paciente deve introduzir na sua alimentação que tem o nutriente que está em falta no seu corpo.

Na dieta detox estão proibidos: açúcar, doces, adoçantes, glúten , café, chá preto, carne vermelha, embutidos, refrigerantes, fermentos, corantes, alimentos com agrotóxicos, gorduras trans, frituras, sal em excesso, álcool e laticínios.

Na dieta detox estão permitidos:  frutas, vegetais, arroz integral, leguminosas (feijão, lentilha, ervilhas, grão de bico, etc), oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas), linhaça, mel, azeite virgem, quinoa e chás de ervas com cavalinha, carqueja, hortelã, cidreira, camomila. Além desses, outros alimentos como: chá verde ou branco, alho, cebola, frutas vermelhas, gengibre, aipo, canela, alecrim, orégano, vegetais orgânicos, frutas secas, peixe, cereais integrais, leite de arroz, ou de soja, canela e curry.

Durante a primeira semana, a regularização do intestino já pode ser notada. Quem sofre de enxaqueca e má digestão também consegue resultados quase imediatos.  A má digestão costuma ser resultado de certas intolerâncias que as pessoas têm aos alimentos, ou por eles chegarem intactos ao intestino ou por produzirem bactérias que interferem no metabolismo da digestão.

 

Menu detox para 7 dias

 

PRIMEIRO DIA

 

Desjejum
Duas fatias de pão sem glúten, duas fatias de queijo minas sem lactose, uma chá verde ou branco ou vermelh

Almoço   
3 colheres das de sopa de arroz integral com uma concha de caldo de feijão, um prato de folhas de palmito, pepino e brócolis cozido, uma colher das de sopa de azeite,  uma concha de carne moída de soja com pedacinhos de chuchu e tomate.

Lanche da tarde
Duas barras finas de semente de linhaça ou gergelim

Jantar
Uma berinjela media recheada com frango desfiado, três colheres das de sopa de arroz integral com champignons ( em quantidade á gosto ), couve mineira cozida em quantidade á gosto.

 

SEGUNDO DIA

 

Desjejum
½ copo de cereais integrais, um copo de leite sem lactose e ½ banana fatiada.

Almoço 
Três colheres das de sopa de tabule sem glúten (receita ao final ), um filé médio de peito de frango grelhado, beterraba ralada á gosto. 

Lanche da tarde
Uma fatia média de melancia

Jantar 
Duas batatas médias assadas, uma posta de média de peixe de escolha grelhado, um prato de folhas com tomate, brócolis cozido em quantidade á gosto, uma colher de sopa de azeite.

 

TERCEIRO DIA

 

Desjejum
½ papaia com uma colher das de sobremesa de farinha de linhaça. Omelete de uma clara de ovo, um copo de chá verde ou branco ou vermelho.

Almoço 
Três colheres das de sopa de arroz misturado com cenoura ralada, um file medio de peito de frango grelhado, espinafre cozido. 

Lanche da tarde 
Uma pêra ou morangos ( oito unidades )

Jantar 
Duas colheres das de sopa de arroz integral misturado com couve flor cozida e picada em quantidade á gosto, uma concha de strogonoff sem glúten ( receita ao final ) , abobrinha cozida com tomates picados em quantidade á gosto.

 

QUARTA SEMANA

 

Desjejum 
Um copo de leite sem lactose batido com uma colher das de sopa de albumina em pó sem sabor e morangos congelados.

Almoço
170 gramas de salmão grelhado, temperado com uma colher das de sopa de molho de soja e uma colher de sopa de mel, salada de rúcula

Lanche da tarde 
Uma caneca de café descafeinado com leite sem lactose, 4 bolachas jasmine sem glúten 

Jantar 
Frango ou tofu cozido ao vapor, legumes cozidos ao vapor, um copo de arroz integral, uma colher das de sopa de molho de alho ou gengibre

 

QUINTA SEMANA

 

Desjejum 
Uma fatia de pão sem glúten com pasta de soja, omelete de clara, uma fatia media de melão, um copo de chá verde ou vermelho.

Almoço
Um copo de arroz integral com nozes, salada de atum e molho de iogurte sem lactose e salada de rúcula

Lanche da tarde
Um punhado de castanha de Pará ( aproximadamente cinco unidades ).

Jantar 
Uma fatia média de lasanha de abobrinha com berinjela ( receita no final ) , um prato de  folhas com palmito, pepino, uma colher das de sopa de  milho e uma colher das de sopa de azeite.

 

SEXTA SEMANA

 

Desjejum 
Uma xícara de cereal á base de milho sem açúcar com morangos ( aproximadamente cinco unidades ), com leite de baixa lactose.

Almoço 
Três colheres de arroz integral com uma concha de caldo de feijão coado, três porções de grumet de frango grelhado, couve mineira cozida em quantidade á  gosto. 

Lanche da tarde 
1 sanduiche de pão sem glúten com mostarda e um copo de chá verde gelado 

Jantar 
½ de espiga de milho grande cozida, uma posta de peixe á escolha grelhado, um prato de folhas com tomate, rabanete, brócolis, couve flor, uma colher das de sopa de azeite.

 

SÉTIMA SEMANA

 

Desjejum
Um copo de frutas vermelhas  com  ½ copo de iogurte sem lactose sem sabor, uma fatia de queijo minas sem lactose, com ½ copo de granola.

Almoço 
3 colheres das de sopa de arroz de brócolis, um file médio de peito de frango grelhado, salada de vagem, batata e beterraba cozidos.

Lanche da tarde    
170 gramas de iogurte sem lactose, guarnecido com canela, e duas colheres  das de sopa de amêndoas 

Jantar
Atum grelhado com creme de espinafre feito com leite sem lactose, purê de mandioquinha e salada verde.

 

Receitas :

 

TABULE SEM GLÚTEN 

Ingredientes:

  • Uma xícara de quinoa
  • Uma xícara de águ
  • 1 e ½ tomates picados sem sementes
  • ½ pepino
  • Uma cebola média picada
  • Um dente de alho picado
  • Duas colheres das de sopa de salsinha picada
  • Duas colheres das de sopa de hortelã picada
  • Suco de  ½ limão 
  • Duas colheres das de sopa de azeite
  • Uma colher das de chá de sal

 

 

STROGONOFF

Ingredientes:-

  • Uma colher das de sopa de azeite
  • Uma cebola média picada
  • 400 gramas de carne de soja 
  • ¼  de xícara de molho de tomate
  • Uma caixinha de creme de leite de soja
  • Sal e pimenta á gosto

Preparo:  Aqueça o azeite e refogue a cebola até que desidrate, acrescente a carne. Depois de refogada, retire com uma escumadeira e reserve em outro recipiente. Junte na mesma frigideira utilizada os condimentos , esquente e acrescente o creme de leite. Misture bem e adicionea carne reservada. Tempere á gosto.

 

 

LASANHA A ABOBRINHA

Ingredientes:

  • Pimenta do reino
  • Orégano sal
  • Seis castanhas do Pará
  • Uma colher das de sopa manjericão fresco picado
  • Três colheres das de chá de azeite de oliva
  • Dois dentes de alho
  • Seis tomates bem maduros’
  • 30 gramas de tofu
  • Uma cenoura grande
  • Um limão
  • Uma abobrinha italiana
  • Duas beringelas
  • cominho 
  • noz moscada

Preparo: Fatie as duas beringelas  ( com casca ) em fatias finas. Coloque em água com sal. Reserve.

Fatie a abobrinha ( com casca ) em rodelas finas. Tempere com sal, orégano, suco do limão e uma colherde chá de azeite. Misture e reserve.

Raspe a casca da cenoura, role ou processe. Junte o tofu defumado ralado ou processado ( opcional ) e tempere com sal, cominho, noz moscada e pimenta do reino. Misture e reserve. Lave os tomates, parta em quatro e retire as sementes.  Bata no liquidificador até formar um liquido homogêneo. Reserve. Em uma panela aqueça as duas colheres ( chá ) de azeite restantes e adicione os dois dentes de alho já amassados. Quando começar a dourar adicione o tomate batido, sal e pimenta do reino.  Ferva por 5 minutos. Adicione o manjericão picado e ferva por mais um minuto. Escorra  a água da berinjela e grelhe em chapa antiaderente bem quente ( não é necessário usar óleo ), dourando dos dois lados. Coloque na chapa a abobrinha rapidamente com o  próprio tempero até começar a ficar macia. Se preferir, apenas escorra os líquidos  use as fatias cruas. Monte a lasanha colocando em uma forma uma porção de molho, a berinjela, a cenoura, abobrinha, molho, novamente berinjela e assim por diante até acabar os ingredientes ( quatro camadas, em media ). Asse por 15 a 20 minutos em forno quente ( 290 C ) até dourar e o molho borbulhar.