Licopeno: Poderoso Antioxidante

Dentre os vários antioxidantes estudados recentemente, um em particular tem ganhado evidência: trata-se do licopeno. Ele é o pigmento que dá cor vermelha do tomate e da melancia e o rosa do grapefruit, dentre outros alimentos.

Vários estudos recentes apontam para o licopeno como uma substância importante na prevenção do câncer de mama, pulmão, próstata e doenças do coração, dentre outras doenças do nosso corpo.

De um modo geral, os antioxidantes possuem a capacidade de melhorar nosso sistema imunológico além de nos dar mais disposição, pois ajudam a proteger as paredes celulares contra os danos causados pelos radicais livres. Além das evidências da ação do licopeno como antioxidante, existem também estudos que apontam para sua influencia em alguns genes e hormônios diretamente relacionados ao câncer (Heber, Qy. Exp Biol Med. Maywood, 2002).

Existem vários alimentos ricos em licopeno. Ao submetê-los à cocção, grande parte deste antioxidante (normalmente presente nas paredes celulares dos alimentos) é liberado de modo que seu teor aumenta consideravelmente e torna-se também mais fácil de ser absorvido.

O licopeno não é produzido pelo corpo, por isso deve ser ingerido na forma de alimento ou suplementos.

 

Alimentos ricos em Licopeno Quantidade Licopeno em  mcg
Cenoura 1 xícara 1
Suco de cenoura 1 xícara 5
Aspargos 4 un cozidas 18
Aspargos 4 un cozidas depois de congeladas  43
Feijão Cozido 1 xícara 1.298
Grapefruit     1/2 1.745
Melancia 1 xícara 6.889
Tomate 1 un 3.165
Sopa de tomate 1 xícara 12.608
Molho de tomate 1 xícara 37.122