Alimentação DETOX - Desintoxicante

Todos os dias, somos expostos à um grande número de toxinas e metais pesados. De um modo geral, estas situações podem fazer com que os nutrientes que ingerimos  sejam menos absorvidos, nossa imunidade fique comprometida e com isso a disposição para as nossa atividades diárias desapareça e as doenças aconteçam. Podemos comparar o corpo humano à uma máquina: da mesma forma que o uso contínuo de combustível contaminado pode fazer com que o nível de “performance” da máquina diminua, o mesmo pode acontecer com o nosso corpo, e a nossa capacidade física e intelectual se depletem.

Além destes fatores, existe toda uma preocupação com a questão alérgica como, por  exemplo, uma rinite e/ou  sinusite que nunca se “cura “ , alergias de pele constantes, dentre outras. A boa noticia é que, assim como existem alimentos que podem ser tóxicos para o nosso corpo, existem também um outro grupo  que nos ajudam a promover o inverso: uma  desintoxição. Felizmente, a grande maioria destes alimentos é facilmente encontrada na natureza.

Estas toxinas podem ser originadas da má digestão de alguns alimentos, de depósitos de metais (ex; mercúrio, cobre, alumínio),  de toxinas ambientais e de acúmulo de radicais livres ( que causam grande dano às estruturas celulares), podendo, desta forma, aumentar a retenção de liquidos, gerar estresses metabólicos e causar um declínio nos níveis de energia e imunidade.

Existem vários estudos à respeito da eficácia da proteção de alguns alimentos á esses ataques, alguns deles já mencionados em diversas publicações, mas que merecem destaque, á saber:

 

Alho: considerado um antibiótico natural e também ajuda a diminuir a pressão sanguinea (merece apenas uma atenção especial, pois em algumas pessoas pode gerar acúmulo de gases).

Coentro: alguns estudos tem demonstrado que suas folhas podem aumentar a excreção de metais pesados como mercúrio e alumínio pelo corpo. Pode ser utilizado como tempero e em adição à sucos que tem hortaliças, como base de seus ingredientes.

Exemplo de molho: adicione   25 caules de coentro à ½ xícara de sementes de pinha, 1 dente de alho, 2 colheres de sopa de suco de limão e 5 colheres de sopa de óleo de oliva . Bata no liquidificador com água quente, se necessário, acompanha vegetais, peixe.

Pimenta malagueta: Auxilia na perda de peso – é um alimento termogênico.

Gengibre: Estimula a circulação do sangue e a imunidade.

Salsa:  Efeito  diurético.

Vegetais: Ajudam a desintoxicar o organismo, por serem ricos em antioxidante, sendo os principais: brócolis, couve flor, anchovas, cebola.

Frutas frescas: todas ajudam a desintoxicar o corpo e contém vitaminas, minerais além de água, porém sua eficácia aumenta se não consumidas próximas  das principais refeições, pois algumas delas podem adicionar mais açúcar às estas, o que faz com que o nível de inflamação no corpo aumente. As melhores são: morangos, amoras, limão, melão orange, pêra e pêssego