A moldura do nosso rosto!

Você provavelmente já ouviu que o cabelo é a moldura do rosto. Agora você imagine um lindo quadro com um moldura mal cuidada e sem vida. Se o seu cabelo está assim, esse pode ser um sinal que algo não está bem na sua saúde. Ele precisa estar macio, com movimento e realçar a beleza do seu rosto.

Ter cabelos sedosos e com brilho é, com certeza, uma das maiores preocupações das pessoas. Atualmente, não só as mulheres, mas também os homens buscam todas as formas de ter um cabelo com crescimento adequado, macio e com isso, garantir uma boa aparência.

Os cabelos são estruturas proteicas, ou seja, feitos de aminoácidos, vitaminas e sais minerais, logo toda vez que temos déficit em nosso organismo de algum desses nutrientes, estes podem apresentar problemas: podem ficar frágeis, quebradiços ou até nem mesmo nascer. Ás vezes pode mudar de aspecto, de textura e até de forma, tornando-se mais liso ou encaracolado, em casos de grandes deficiências, eles podem até mudar de cor, e tornarem-se mais claros.

Devemos entender que o cabelo têm "vida": ele nasce, cresce, passa por uma fase de repouso e cai, portanto está em constante renovação. Porém se caírem excessivamente e demorarem a crescer deveram procurar um profissional a fim de fazer uma avaliação das possíveis causas dessa queda.

Fatores como hereditariedade, alterações hormonais, uso de medicamentos, utilização de químicas sem critério profissional, carências nutricionais, fluxo menstrual intenso ou de longa duração, diabetes, alterações na glândula tireóide. Gravidez uso de anticoncepcional, seborréias, regimes de emagrecimento sem controle médico, quadros infeccciosos, tabagismo, estresse, etc... podem interferir na oleosidade do couro cabeludo e interferir na nossa saúde capilar. Além disso, todos esses problemas podem ser mais acentuados com a chegada da menopausa na mulher ou andropausa, no homem. Nessa fase, ocorre a diminuição do volume dos cabelos, que também se tornam mais finos, o que nos homens pode levar á calvície.

Portanto, para que todo esse ciclo vital de renovação capilar ocorra, é necessário que tenhamos uma alimentação correta. Mais importante que ingerir grandes quantidades de um determinado alimento para obter, por exemplo, cálcio ou vitamina A, devemos procurar a sinergia de todas as vitaminas e minerais. A dieta, então, deve ser a mais variada possível, para que se consumam quantidades suficientes de todos os nutrientes.

 

Quais as substâncias e alimentos que contribuem para a saúde dos cabelos?

 

Vitamina C - presente em frutas cítricas e tomate, brócolis, é um poderoso antioxidante do nosso corpo, melhora a irrigação sanguínea e com isso estimula o seu crescimento.

Vitamina A - controla a produção de sebo no couro cabeludo e está presente em alimentos como gema de ovo, alimento amarelos, e verdes escuros como abóbora, cenoura, espinafre,manga, melão, pêssego, couve, salsa e batata doce.

Vitaminas do complexo B - auxiliam na renovação celular e no crescimento saudável dos fios - presentes nas carnes vermelhas, peixes, leite, cereais integrais, vegetais folhosos. Devemos dar atenção especial a vitamina B5, ou ácido pantotênico, presente nos grãos integrais, salmão, gema de ovo, levedo de cerveja, leguminosas.

Vitamina E - presente no abacate, germe de trigo, manteiga, óleos vegetais, ovos, semente e oleaginosas, vegetais folhosos.

Ácido graxos essenciais - ômega 3 - presente na semente de linhaça, sementes oleaginosas, peixes como salmão, cavala, atum, sardinha.

Minerais como zinco, cobre, ferro, iodo, cálcio , potássio - ajudam no fortalecimento e crescimento dos cabelos - encontrados principalmente em carnes vermelhas e brancas, fígado, germe de trigo, cereais integrais, leite e derivados, semente de girassol. Além disso, é interessante acrescentar alimentos ricos em enxofre, mineral básico para a formação de queratina, proteína que dá as estruturas das "madeixas" (carne, leite, ovos, queijos em geral, cereais e frutas secas, alho, pimentão vermelho, repolho, couve de bruxelas ).

Biotina - promove a saúde e enrijecimento do fio - presente em gema do ovo, fígado, leite, arroz integral, levedo de cerveja.

Dicas gerais de consumo:

Porções generosas de vegetais verde-escuros devem ser incluídas todos os dias. Eles podem ser consumidos crus ou cozidos, em forma de saladas ou sucos.

Frutas coloridas devem estar presentes diariamente, e é importante variar. Frutas da estação, além de mais baratas, costumam ser ricas em nutrientes. Procure consumir as que possuem cores diversas, como suco de laranja com acerola pela manhã e uma fatia de abacaxi ou alguns morangos á tarde. No dia seguinte, pote por manga, caqui, uva, kiwi, etc.

Proteínas de alto valor biológico são vitais para o desenvolvimento estrutural dos fios, por isso, a carne bovina, aves e peixes não podem faltar na alimentação. Procure variar de duas a três porçôes por semana de cada um. Ovos frescos devem ser consumidos de três a quatro vezes por semana.

De duas a três porções diárias de laticinios, como leite, iogurte e queijos, fornecem proteina e cálcio em dose adequadas. 30 gramas de queijo, um copo de leite ou um pote de iogurte fornecem, em média, de 200 a 300 mg de cálcio. Não se deve esquecer das folhas verdes escuras também são excelentes fontes - um xícara de couve crua contém 100 mg de cálcio.

Sementes oleaginosas como amêndoa, castanha-do-Pará, avelã, noz, castanha-de-caju, são muito calóricas e devem ser consumidas sem exagero. Um punhado, de duas a três vezes por semana fornece vitaminas e minerais sem comprometer a boa forma. Inclua metade de um abacate pequeno pelo menos uma vez por semana.

 

Dicas Gerais

  1. Evite períodos de jejum prolongado - mais de 4 horas- os níveis de energia dos folículos capilares diminuem prejudicando os cabelos.
  2. Evite tomar café ou chá exageradamente, pois a cafeína em excesso pode alterar os níveis de estrogênio na mulher. O chá contém tanino e em altas concentrações impede a absorção de ferro pelo organismo.
  3. Caso você seja vegetariano, tente consumir produtos ricos em proteínas como ovos e alimentos à base de soja.
  4. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
  5. Procure beber diariamente de seis a oito copos de água por dia.
  6. Lavem sempre os cabelos com água morna, não durma com os cabelos molhados, use condicionadores somente nas pontas, use pentes de cerdas largas, não abuse de secadores, se o problema persistir, procure seu médico.

 

1. Sugestão de bebida rica em biotina:

Ingredientes:

Mel - um colher das de chá
Banana prata - uma unidade
Iogurte desnatado - um pote
Leite desnatado - 100 ml

Preparo: colocar todos os ingredientes no liquidificador, bater aproximadamente em dois minutos.

 

 

2. Sugestão de Salada de atum tropical

(receita retirada do Livro" Coma Bem, Viva Bem - da Dra. Heloisa Rocha e Dra. Marcela amar - do capítulo sobre "receitas para a saúde dos cabelos, pele e unhas ")

Informação nutricional por porção

Valor calórico: 140 Kcal
Carboidratos: 4,9 gramas
Proteínas: 6,3 gramas
Gorduras totais: 7,72 gramas
Teor de fibra solúvel: 0,54 gramas
Teor de fibra insolúvel: 0,70 gramas
Rendimento 8 porções

Ingredientes:

Cebola, uma unidade média picada
Azeite de oliva, duas colheres das de sopa
Tomates sem sementes, quatro unidades cortadas em cubos
Pimentão verde sem sementes, um unidade cortada em cubos
Pepino sem casca e sem sementes, um unidade cortada em cubos
Atum na água e sal, duas latas
Vinagre, quatro colheres das de sopa
Suco de limão, duas colheres das de sopa
Sal, á gosto
Pimenta-do-reino á gosto
Salsinha picada
Cebolinha picada, á gosto
Alface, um pé lavado

Preparo: Acrescente todos os ingredientes ( exceto a alface ) em uma tigela e misture bem. Cubra com película e deixe descansar por aproximadamente 2 horas. Em uma saladeira, arrume as folhas de alface e coloque a salada de atum por cima.

Ingredientes e seus nutrientes:

Azeite - ômega 3
Tomate - Licopeno
Atum - zinco, metionina, arginina, glicina
Suco de Limão - vitamina C, potássio